Exposição dedicada ao Circuito de Vila Real no Dolce Vita Douro
A exposição “Circuito aos olhos de Costa Paulo” vai estar patente no centro comercial Dolce Vita Douro, entre 11 e 19 de Junho, passando em revista provas históricas de desporto motorizado.
“O centro comercial Dolce Vita Douro, em Vila Real, vai acolher a exposição “Circuito aos olhos de Costa Paulo”, de 11 a 19 de Junho, mostrando a visão de António Costa Paulo, um histórico piloto vila-realense, sobre uma das provas míticas do panorama automobilístico e motociclista regional. A inauguração da exposição está marcada para o dia 11 de Junho, pelas 17:00.
Além de uma mostra fotográfica, que passa em revista a história e os melhores momentos da prova, o Dolce Vita Douro terá em exposição dois modelos clássicos: um Porsche 911 SC de 1975 e uma moto Norton Mank de 1947, um modelo idêntico à utilizada por Jaime Campos, vencedor do Circuito de Vila Real entre 1937 e 1939.
No ano em que o Circuito de Vila Real, palco de várias provas de desporto automóvel, faria 80 anos de existência, o Dolce Vita Douro acolhe uma exposição que resulta do acervo reunido por António Costa Paulo, um dos mais interventivos dirigentes do motociclismo nacional, ao longo dos mais de 50 anos.
A primeira edição do Circuito de Vila Real data de 1931, culminando os esforços reunidos por algumas figuras da cidade para a criação da prova, disputada tradicionalmente no dia 15 de Junho, data das festas da cidade.
O Circuito começou por ter um traçado com mais de sete quilómetros, que deveria ser feito por 20 vezes num tempo máximo de 3h30m. O percurso foi sofrendo algumas alterações ao longo do tempo, acompanhando o crescimento urbanístico de Vila Real.
Os anos de “ouro” do Circuito pertencem às décadas de 60 e 70. Em 1969, teve lugar a prova 6 Horas de Vila Real, competição que reuniu pilotos nacionais e estrangeiros de renome. Mais tarde, Vila Real receberia os 500km, outra grande prova que colocaria a cidade no mapa competitivo da modalidade.
Natural de Vila Real, António Costa Paulo foi piloto, mecânico, comerciante, organizador de provas, dirigente e comissário desportivo e director de provas. É da sua autoria uma das motorizadas mais famosas da indústria nacional de duas rodas: a Famel XF 17.”
[Fonte: http://www.lusomotores.com/]
Comentários
Powered by Facebook Comments
Deixe o seu comentário